RSS
 

Associação interessante Mozilla e Telefônica

28 Feb

O software livre Mozilla parece ter ganho um concorrente sério e interessante para o desenvolvimento de seus aplicativos para Web Mobile, dos dispositivos celulares e gadgets, a Telefônica.
Este parece ser o primeiro grande passo para fazer do Mozilla um concorrente sério em sistemas operacionais móveis, intitulado de Boot do Gecko (B2G), que estará disponível através da assinatura de operadora de rede móvel Telefônica, agora como parceira.
Nós brasileiros não ficamos tão felizes por a experiência com a Telefônica tem sido um desastre, com protestos até da Associação Brasileira de TV por Assinatura (ABTA).
Mas a desenvolvedora do Firefox está construindo também uma estreita relação com processador móvel fabricante Qualcomm, cujos chips estão sendo pensados para o HTML5, vão também desenvolver hardware para os telefones mais antigos, que deverá ser lançado ainda em 2012.
Segundo declaração oficial de Carlos Domingos, diretor da Telefônica Digital, para o site CNET News: “Objetivo da Telefônica é para conduzir a adoção HTML5 em toda a indústria. Pela primeira vez os recursos do HTML5 e da Web aberta tem sido totalmente aproveitados para criar uma plataforma de dispositivos móveis totalmente nova”.
Os dois passos muito importantes, um porque faz a tecnologia digital entrar de vez por todas no mundo da telefonia e outro porque recupera os modelos antigos ainda presentes no mercado, em especial no brasileiro.
Mas como passar dezenas que de sistemas e tornar-se um sistema operacional competitivo com o iOS da Apple e do Google Android , ainda é uma ambição da Mozilla.
Sendo uma organização sem fins lucrativos, típica de software livre, ela pode quebrar as barreiras das pessoas para alternar entre iOS, Android, Amazon, para outras tecnologias.

 

Tags:

Deixe um comentário

Você deve estar Logado para postar um comentário.