RSS
 

Governo lança projeto "Cidade Digital"

31 Mar

Sem uma política clara de inclusão digital e melhoria dos precários serviços de operadoras, uma das mais caras do mundo, o governo lançou um programa “Cidade Digital”.

As cidades poderão se inscrever, embora os critérios de seleção serão claramente políticos, até o dia 13 de maio haverá recebimento de proposta que ajudem o governo a fazer o seu “projeto” , que inicialmente prevê apenas 30 pontos de acesso público e governamental além é claro da infraestrutura, o que é básico para qualquer projeto de qualuqer natureza.

Segundo declaração do ministro Paulo Bernardo, o projeto “Ajudará, inclusive, na transparência de contas, já que os municípios terão melhores condições de torná-las públicas”, explicouo ministrop.

Já a secretária da secretária Inclusão Digital do Ministério das Comunicações, Lygia Pupatto, o ministério precisou desenvolver “um conceito” de Cidade Digital, provavelmente os conceitos de Toru Ishida e Isbister em livro publicado em 2000, e o enfoque sociológico desenvolvido num Workshop em Kyoto no ano 2001, também sejam insuficientes.

Segundo o entendimento do projeto, as cidades digitais darão preferência a cidades com menos de 50 mil habitantes, localizadas a menos de 50 km do backbone (canais centrais de redes da Telebrás) ou de outras operadoras.

Um aspecto muito positivo do projeto é o uso de software livre e aplicações a serem desenvolvidas nas áreas de saúde, educação, finanças e tributação.

 

Tags:

Deixe um comentário

Você deve estar Logado para postar um comentário.