RSS
 

O polvo Paul, a Copa do Mundo e as redes

14 Jul

Matemáticos e adeptos de futebol os professores Dr. Javier López Peña e Dr Hugo Touchette da Universidade  Queen Mary de Londres toda  esferas de passe de dados de todos os jogos da Copa do Mundo e analisaram revelando estilos diferentes de países que jogaram a copa.

Usando uma teoria matemática chamada Teoria dos Grafos, eles revelaram, por exemplo, alguns defeitos nas táticas de jogo da Inglaterra contra a Alemanha e fizeram uma previsão correta para o jogo final Holanda-Espanha, competindo com a estrela mundial de previsões, o Polvo Paul, e explicam sua técnica como uma “rede”.

Para cada país os doutores. López Peña e Touchette elaboraram uma “rede” de passes entre os jogadores conforme análise durante o torneio como uma rede e compararam as equipes duas a duas. O Dr Touchette explica: “Cada jogador na rede é atribuída uma pontuação chamada centralidade que mede como eles são vitais para a rede. Quanto maior a pontuação centralidade, o maior impacto se que o jogador não estava lá. Este método é mais comumente usado fazer redes de computadores mais robustos, mas também pode ser usado para planejar uma estratégia de futebol “.e está descrita na página do Dr. Hugo Touchette da Universidade Queen Mary.

A Teoria dos Grafos pode ser usada para analisar diferentes tipos de redes, mais comumente para investigar as redes de computadores e redes sociais e modelam o que aconteceria se as diferentes partes das redes de repente fossem removidas. Este tipo de investigação, que tem lugar no Queen pode fazer, por exemplo, redes de computadores mais robustas e menos suscetível a interrupções e analisar redes sociais em organizações.

Fizeram uma análise como técnicos no jogo da Inglaterra e Alemanha onde os grafos mostraram que: “O trabalho de meio-campo bom Frank Lampard, Steven Gerrard e Gareth Barry não parece não ir muito bem dali para a frente, com Wayne Rooney recebendo em média, três vezes mais passes que Jermain Defoe. Isto faz com que o ataque Inglês  seja muito previsível e fácil de parar pelo bloqueio de Rooney, que normalmente é forçado a devolver a bola para Gerrard” afirmaram, bem isto parece um pouco mais do que a previsão do polvo Paul.

 

Tags:

Deixe um comentário

Você deve estar Logado para postar um comentário.