RSS
 

Bibliotecas Digitais Mundiais

14 jun

A muito tempo a internet já presta um serviço inimaginável ao saber, ao processo educacional e aos bons hábitos de leitura, eis alguns projetos mundiais de destaque.

Um projeto pioneiro que deve ser destacado é o Projeto Gutenberg, que data da década de 70 e cujo fundador faleceu no ano passado, Michael Hart (veja o post), o site onde se encontram inúmeros ebooks gratuitos em franca expansão.

Outro projeto pioneiro foi a Biblioteca Universal da Internet, iniciado a partir de um encontro em 1995, organizado por Raj Reddy na Universidade Carnegie Mellon, na época pensando como o conhecimento eletrônico poderia auxiliar o desenvolvimento de pesquisa em Inteligencia Artificial e na interação Homem-Máquina. Hoje conta com mais de 1 milhão de livros com grande participação chinesa, indu e egípcia.

Outra iniciativa de destaque mais atual é a Biblioteca Digital Mundial (site em português da World Digital Library), disponível desde 2009 ao público, que foi proposta em 2005 à Unesco, por James H. Billington, diretor da Biblioteca do Congresso Americano e ex-professor de História em Harvard e que não tem o intuito de “competir”, mas complementar dois outros programas existentes: Google Book Search (havia atingido 12 milhões em 2010 segundo o Library Journal), também lançado em 2005 e que já conta com 7 milhões de obras acessíveis ao publico; e a Europeana, uma biblioteca criada em Novembro de 2008, e que já conta com aproximadamente 10 milhões de obras.

 

Tags:

Deixe um comentário

Você deve estar Logado para postar um comentário.