RSS
 

Índia anuncia computador de 35 dólares

26 jul

O ministro de Recursos Humanos da Índia Kapil Sibal afirmou que está procurando um fabricante para um gadget desenvolvido pelas Universidades top de TI da Índia (Institutos de Tecnologia e de Ciências), o dispositivo não tem disco rígido, usa um cartão de memória como os celulares e pode funcionar com energia solar, informa o relatório técnico do dispositivo, conforme notícia da agência AFP.

O ministro afirmou aos jornalistas que: “Chegamos a um ponto de desenvolvimento hoje em que a placa-mãe, chip, processamento e conectividade juntos terão um custo ao redor de US$ 35, incluindo memória, tela e tudo”, que dá em termos de real algo em torno de 63 reais, o que é realmente fantástico.

Embora a Índia possua índices de analfabetismo e educação alarmantes, quer dar passos largos para o futuro e segundo o site IndianExpress.com o aparelho é destinado a estudantes de todos os níveis desde o primário até a universidade, e o governo vai subsidiar em metade do valor do produto ficando na faixa de menos de U$ 20.

O dispositivo tem sistema operacional Linux, tela de toque e pode ler documentos PDF, mas poderá incorporar tanto dispositivos e ferramentas de acordo com as necessidades dos usuários.

Depois de um plano fracassado de um laptop dos famosos U$ 100 (também prometido no Brasil e esquecido com outras dezenas de promessas de campanha), na Índia havia o projeto chamado “Sakshat” um protótipo semelhante  portátil, com o preço especificado, mas que nunca se materializou.

Mamta Varma, um porta-voz do ministério, disse que o dispositivo foi possível por causa da queda dos custos de hardware e deverá estar disponível em escolas indianas em 2011.

 

Tags:

Deixe um comentário

Você deve estar Logado para postar um comentário.