RSS
 

As aves já conhecem as redes sociais

20 Jun

Um dos trabalhos importantes para se entender o funcionamento das redes, tem muito confusionantes poraí, foi o trabalho de pesquisadores que queriam saber por que os grilos fazem cris-cris em harmonia, Duncan Watts, então estudante da Cornel University, detectou a realidade dos “mundos pequenos” e mais tarde trabalho a ideia orientado por Steven Strogatz escreveram um trabalho publicado na Nature afirmando se estamos conectados em rede, com um máximo de 6 graus de separação chegarem a qualquer ponto da rede.

Este fato ficou conhecido como “Mundos Pequenos”, agora pesquisadores da Universidade de Oxford desenvolveram uma maneira de analisar se outros bichos também “trabalham” em rede, observando um milhão de pássaros selvagens chamados chapins (Parus Major), em estudo publicado recentemente.

Eles afirmam que foi possível identificar automaticamente que os períodos de atividade social mais intensa dos pássaros, eles possuem “amigos”, mas também se relacionam com transeuntes, tentando identificar quem são os membros de um mesmo grupo e quais aves vão regularmente ao encontro de outras em “eventos”, informou o pesquisador Ioannis Psorakis.

O trabalho pode ajudar a entender como a informação se espalha entre as populações animais, afirmou Psorakis ao site da Oxford e acrescentou: “Nossa abordagem faz com que seja possível olhar para enormes quantidades de dados sem ter que decidir o tempo de resolução é melhor para extrair significado – o modelo avalia isso automaticamente. Este é apenas o primeiro exemplo de como zoólogos estão começando a utilizar o nosso método para explorar redes sociais de animais em um contexto de ‘grandes dados’ (bid data) “.

Os primeiros resultados do trabalho sugerem que as aves individuais não participam em bandos de forma aleatória, mas tem uma predileção de interação a membros da população.

Na abordagem está sendo usado não só indivíduos parecidos, mas também em uma mistura de selvagem de aves, explorando a sociabilidade dos animais a nível interespécies.

Bebedouros de aves foram usados na aprendizagem social, os pesquisadores informam que o seu hábito de bicar garrafas de leite abertas para ter acesso ao creme interior se espalhou rapidamente pela Inglaterra em meados do século 20.

A equipe de pesquisa é liderada pelo professor Ben Sheldon do Departamento de Zoologia e Professor Stephen Roberts, e pelo Dr. Iead Rezek do Departamento de Engenharia e Ciência, da Universidade de Oxford.

 

Tags:

Deixe um comentário

Você deve estar Logado para postar um comentário.