RSS
 

Encontrado filme a cores de 1901

14 Sep

Embora o cinema a cores tenha despontado para o mundo na década de 1950, havia uma película de “Kinemacolor” de 1909, que seria a primeira com cores, conforme publicação no The Guardian.

Agora o National Media Museum, em Bradford na Inglaterra, revelou que foram encontradas, entre as relíquias do próprio museu, um filme produzido em 1901 que seria o primeiro a cores.

Segundo este museu foi em 1894 que o público britânico teria visto pela primeira vez, imagens em movimento, mas foi em 1899 que surgiram os filmes animados, mas dois anos após Edward Turner, um fotógrafo, e Frederick Marshall Lee, seu financiador, patentearam um primeiro processo de imagens coloridas e em movimento no país.

Esta patente, segundo a qual foi feito um filme de 1901, fotografava quadros sucessivos em preto e branco e passava-os por filtros de luz: azul, verde e vermelho, produzindo um efeito colorido na tela na medida que estes filtros giravam sobre os filtros.

Claro que para isto, além de o rolo do filme especial, precisavam também utilizar um projetor que podia combinar as fotografias, este processo seria o primeiro a produzir cores em filmes animados, os especialistas produziram um vídeo explicando isto.

 

Tags:

Deixe um comentário

Você deve estar Logado para postar um comentário.