RSS
 

Novos elementos na impressão 3D

26 Sep

A recente popularidade de impressão 3D tem chamado a atenção de pesquisadores para alguns cuidados especiais com os moldes e estruturas de armação das impressões.

Mas os objetos fabricados usam em geral polímeros, que muitas vezes tem algo em comum: quebram ou perdem a forma.

Agora pesquisadores da Universidade de Purdue e do Laboratório de Tecnologica Avançada da Adobe, desenvolveram em conjunto de programas que automaticamente dão força estrutural aps objetos antes de serem impressos.

A “solucionador de análise estrutural leve” analisa o objeto usando uma simulação como se ele fosse uma malha, o método já conhecido para análise de elementos de esforços em motores de turbina a jato, conhecido como Modelo de Elementos Finitos, mas aqui numa modelagem mais simples chamada de “Solução de análise estrutural leve”, reforçando elementos da peça de tensão ou auxiliando a estrutura interna.

A ferramenta usa também uma terceira opção, reduzindo o estresse sobre elementos estruturais por esvaziamento elementos com sobrepeso.
“Em uma análise estrutural, encontram-se as partes problemáticas e automaticamente escolhe-se uma das três soluções possíveis”, disse o pesquisador de computação gráfica Bedrich Benes, conforme o site da Universidade de Purdue.

Os resultados foram detalhados em um trabalho apresentado durante a conferência SIGGRAPH 2012, em agosto.

Um ex-doutorando de Purdue, Ondrej Stava criou o aplicativo de software, o que automaticamente fortalece objetos, seja pelo aumento da espessura dos principais elementos estruturais ou pela adição de suportes

 

Tags:

Deixe um comentário

Você deve estar Logado para postar um comentário.