RSS
 

Empregos nas nuvens devem crescer

15 Oct

As previsões são do instituto IDC que indicam a tendência de expansão do mercado de serviços nas clouds junto com a Tecnologia da Informação (TI) de um modo geral, a estimativa é de 13,8 milhões de novos empregos para serviços relacionados às “nuvens”.

A estimativa é que surgirão mais de 13 milhões de postos de trabalho até 2015, sendo a China devido a seu parque industrial e uma política consistente de mercado e formação de trabalhadores, deverá ter 4,6 milhões de novos postos, seguida da Índia, Estados Unidos e Indonésia no ranking dos que mais abrirão oportunidades no setor, o Brasil deverá ser o 5º, fazendo uma estimativa dos 85 mil empregos criados em 2012, num crescimento em torno de 400% ao ano, deverá atingir 415 mil vagas no ano de 2015.

Caso esta tendência se confirme as nuvens corresponderão a 0,37% da força de trabalho no pais, estimando que a TI acumule 1% neste período, isto significa mais de um terço para as clouds.

Embora sejam uma tendência diversos fatos externos podem influenciar como a desaceleração da economia do país, os investimentos e taxas para o setor, e a principalmente delas que é a existência de mão de obra qualificada, o que dependerá de políticas educacionais para isto.

Outro aspecto importante é a terceirização destes serviços que neste setor é grande, e poderia reduzir custo e abrir espaços a novas pequenas e médias empresas no setor, o que pode dar agilidade, reduzir custos e ampliar a presença brasileira na área.

 

Tags:

Deixe um comentário

Você deve estar Logado para postar um comentário.