RSS
 

Castells e o papel da internet na mobilização

28 nov

Seguindo nossa releitura de alguns autores eis algumas pitadas de Manuel Castells, talvez o mais citado e menos compreendido dos autores de redes (algumas vezes nem lido pelo uso incorreto que fazem), em recente entrevista sobre seu livro ainda pouco conhecido “Comunicação e Poder” (2009), explicou:

“Dediquei muitas páginas para explicar, a partir de uma base empírica, como a transformação das tecnologias de comunicação cria novas possibilidades para a auto-organização e a auto mobilização da sociedade, superando barreiras de censura e repressão impostas pelo Estado. Claro que isto não depende apenas da tecnologia. A internet é uma condição necessária, mas não suficiente” (veja no blog Lousa Digital).

O medo (ou vertigem) para alguns da comunicação digital é justamente pelo impacto que causa sendo ela livre, sendo preciso usar aparatos muitos especiais para censurá-la como fazem na China e no Irã, mas recentemente também o YouTube da America Latina sofreu censura, conforme o blog Link.

Neste livro Castells cita Marshall McLuhan (autor de célebres frases “os meios de comunicação como extensão do humem”, “o meio é a mensagem”, “aldeia global” e “impacto sensorial”) e John Thompson (importante por seu livro Teoria Social do Escândalo Político), o autor discorre sobre quais é a batalha pelas mentes que ocorrem nos meios de comunicação, instrumento de construção das ideias e opiniões na vida pública, a qual brota fundamentalmente deste “poder” que a comunicação tem.

Castells é mais conhecido por suas obras anteriores: A sociedade da Informação (1997) e A Galáxia da Internet (2001), mas sua obra recente sobre a Comunicação é mais enfática e mais clara sobre seu posicionamento em relação ao uso da internet.

 

Deixe um comentário

Você deve estar Logado para postar um comentário.