RSS
 

Teilhard Chardin e a Noosfera

01 Dec

Chardin nao viveu para ver a internet nascente, mas foi inspirador de McLuhan que o citou e de Peirre Lévy que não o cita.

É dele uma maravilhosa frase que poderia ser adaptada às redes: “cada um de nós, quer queira quer não, liga-se, por todas as suas fibras materiais, orgânicas e psíquicas, a tudo o que o circunda”, isto pode significar estar em Rede, não necessariamente na Web.

Começo com ele uma série de leituras agora positivas sobre as ligações humanas, e estas com todo o cosmos.

A revista Wired (conhecida pela discussão tecnológica e por seu editor Jeff Howe), diz que Chardin inspirou ainda Al Gore e Mario Cuomo. O laureado John Perry Barlow, afirma que sua visão nos ajuda a encontrar o significado do cosmos, e cita Marshall McLuhan ao dizer que o mesmo encontrou o “testemunho lírico” do padre Jesuíta francês ao formular sua visão emergente de aldeia global.

Mas o que este grupo eclético está comemorando? perguntava a revista Wired em 1995. Era que um padre jesuíta e paleontólogo chamado Pierre Teilhard de Chardin, cujos pontos da filosofia eram peculiares, mas eram estranhamente, os mesmos do ciberespaço.

 

Tags:

Deixe um comentário

Você deve estar Logado para postar um comentário.