RSS
 

Saem os concorrentes ao Oscar 2013

11 Jan

Com o quinteto de prêmios mais importantes de melhores: filme, atriz, ator, roteiro e diretor, há algumas barbadas e umas poucas surpresas.

O musical épico “Os Miseráveis” e o drama presidencial “Lincoln” de Steven Spielberg (12 indicações), estavam entre as barbadas, corriam com o filme de um novo “bang bang” de Quentin Tarantino “Django Livre” e a comédia “O Lado Bom da Vida”, do diretor David O. Russell (de O Vencedor), a questão iraniana de “Argo” e “As Aventuras de Pi” (11 indicações), junto a “Amor” e “A Adorável Sonhadora” que são as boas surpresas.

Curiosidade para o francês “Amor” que concorrente também a melhor filme estrangeiro, junto ao chileno “No”, “Kon-Tiki” (norueguês), “O Amante da Rainha” (Dinarmarca) e “War Witch” (canadense).

Dois veteranos e já ganhadores de Oscar Daniel Day-Lewis (Meu pé esquerdo, 1989) e Denzel Washington (“Dia de Treinamento”, de 2001), que dessa vez concorrem ao prêmio pelos papéis em “Lincoln” e “Flight” respectivamente, com os estreantes Hugh Jackman (Os Miseráveis) e Bradley Cooper, e Joaquin Phoenix, aos 38 anos, com a nova indicação.

Melhor direção concorrem Benh Zeitlin de “Indomável Sonhadora”, Ang Lee que dirigiu “As Aventuras de Pi”, Steven Spielberg de “Lincoln, David O.Russell diretor do “O Lado Bom da Vida” e Michael Haneke que dirigiu “Amor”.

Melhor atriz tem como barbada Jennifer Lawrence (O lado bom da vida) concorre com a jovem atriz Quvenzhané Wallis, de 9 anos (de Indomável Sonhadora, na época 6 anos) e a mais velha a concorrer a um Oscar, Emmanuelle Riva (de “Amor”), mas a barbada parece ser Naomi Watts em “O Impossível”.

Dois bons filmes independentes foram reconhecidos: “Indomável Sonhadora” (indicado a melhor filme) do diretor estreante Benh Zeitlin e “Moonrise Kingdom” (melhor roteiro).

Destaco para os que gostam de fotografia (bons filmes deveriam ter este cuidado) destaco a indicação de “Anna Karenina” que concorre ainda em direção de arte, com Sarah Greenwood (design de produção) e Katie Spencer (decoração do set), e melhor trilha sonora de Dario Marianelli.

 

Tags:

Deixe um comentário

Você deve estar Logado para postar um comentário.