RSS
 

Castells, a comunicação e o poder

08 Feb

Aos que querem limitar o poder das redes sociais e das mídias, uma boa análise sobre este “novo” poder de comunicação poder ser feito pelo livro (sem edição em português) do espanhol Manuel Castells: “Comunicación y Poder” ajuda a uma análise, uma video e uma resenha na Web apresentam uma breve introdução.

O livro é um estudo exploratório mas bastante rigoroso quanto aos fatos, que mostra novas rotas sociais abertas a partir de uma relação de comunicação e poder em mudança.

Os meios de comunicação tornaram-se áreas estratégias para o poder desde as campanhas nazistas de Hitler, e a indústria da propaganda consumista e política, mas também os jornais clandestinos da esquerda em todo o mundo, a chamada indústria cultural foi analisada pela escola de frankfurt, em especial por Adorno e Horkeimer para décadas passadas deve ser atualizada e compreendida com a internet.

Os meios de comunicação tornaram-se a área em se desenvolveram as estratégias de poder, mas, com a tecnologia atual, a comunicação de massa vai além da mídia tradicional: graças à Internet e dispositivos móveis surgiram ambientes de comunicação novos, hora com maior ou menor autonomia de massa, que mudam profundamente as relações de poder.

Manuel Castells analisa com estas mudanças que ocorreram tanto na indústria global como nos meios de comunicação, partindo de uma análise que há uma variedade de abordagens psicológicas e sociais, oferecendo uma investigação original dos processos políticos e movimentos sociais.

Aborda os acontecimentos após os atentados de 11 de de Março, em Madrid, a desinformação do público americano sobre a guerra no Iraque, o movimento ambiental global contra a mudança climática, o controle de informação na Rússia, a China, o papel da Internet em campanhas eleitorais, e na eleição de Obama, que ilustram a relação entre comunicação e poder século XXI.

O livro é de 2009, infelizmente não há uma análise da primavera árabe, mas contém uma boa na análise sobre alguns elementos novos na comunicação e sua relação com o poder.

 

Tags:

Deixe um comentário

Você deve estar Logado para postar um comentário.