RSS
 

Novos chips de PC estão chegando

20 set

O maior fabricante mundial de chips, a Intel, revelou que uma nova linha de chips será lançada e vai sacudir o mercado, e o mercado de chips deve esquentar tanto a AMD Devices como  a Nvidia, concorrentes próximas também apontam isto em seus blogs.

O produto tem codinome Sandy Bridge, e será  a primeira arquitetura da Intel que mesclar um microprocessador e um processador gráfico num único chip de silício. Ele é projetado para reduzir o tempo que leva para produzir imagens, podendo assim processar gráficos, por exemplo, 3D em tempo real (são esperados monitores em 3D).

Segundo Paul Otellini, executivo-chefe da Intel, o novo chip “Sandy Bridge irá revolucionar os PCs novamente”, disse em um fórum anual de desenvolvedores sendo realizada em San Francisco, Intel Developer Forum (IDF): “Em um único chip, nós colocamos em prática todos os recursos críticos para a computação. Este é um chip muito importante para a Intel”, acrescentou o executivo no IDF.

O Sandy Bridge deve causar dor de cabeça para a Nvidia, o rival independente da Intel que fabrica chips gráficos vê o novo chip como o blog  VentureBeat chamou o “Nvidia killer”.  Embora a empresa  diga que não está preocupada com o avanço da Intel. “, foi a campeã no desenvolvimento dos chips gráficos durante anos, mas as GPU (unidades de processamento gráfico, na sigla em inglês)  do novo chip da Intel trás uma coisas mais importantes para o avanço do momento que é a parte gráfica.

A Advanced Micro Devices (AMD) é outra que deve sentir o calor do Sandy Bridge. A empresa trabalhou em seu próprio chip híbrido por algum tempo, mas muitos analistas consideram que perdeu terreno por não estar à frente da Intel no lançamento de seu chip. Computadores portáteis e de mesa com unidade de processamento acelerado AMD são esperados para o começo do ano que vem junto com a Intel.

Conforme afirma Jim McGregor, da empresa de pesquisa in-Stat: “É difícil dizer qual vai mexer com o mercado porque nós não conhecemos os padrões de performance ou especificações do Sandy Bridge ou do Fusion da AMD”,  e acrescentou “Se migrarem para a base de PCs e deixar de ser um produto de ponta, que é uma porcentagem muito pequena do mercado, então você tem de admitir que será uma grande preocupação para a Nvidia.”

A série irá manter a nomenclatura Core i7 e terá um sistema de refrigeração sofisticado para chegar aos impressionantes 4.9 GHz, quase um limite físico para o chip de silício. O mercado dos chips deve estar quente no início do ano que vem..

 

Tags:

Deixe um comentário

Você deve estar Logado para postar um comentário.