RSS
 

EUA poderá ter faixa de comunicação liberada

26 Feb

Um passo que poderá ser um grande avanço nas telecomunicações está em discussão nos Estados Unidos devido o “congestionamento” nas taxas de banda larga, a notícia saiu no último dia 20 no New York Times.

Tendo uma das internets mais caras do mundo, de aproximadamente R$65 para 1 Mbps por mês, o Brasil ainda tem a média máxima de velocidade de 500 Kbps (ou seja, metade de 1 Mbps), e as operadoras pressionam para baixar as metas da banda larga.

Embora conversar nunca tenha tido limites, é claro exceção em regimes totalitários, as frequências para transmissão de telefonia tem controle estatal regulado em quase todos países, mas o congestionamento devido um uso cada vez maior de pessoas, poderá por fim nesta falta de liberdade midiática.

A Comissão Federal de Comunicações (FCC) está propondo a criação de uma grande faixa de alta frequência dentro do espectro das frequências controladas (rádios, TV e as famosas larguras de banda) para uso não licenciado por dispositivos aliviando a superlotação das redes Wi-Fi.

As novas regras permitidas em velocidades de transmissão de até 1 Gbps, mais de 100 vezes mais rápido do que a média de conexão de Internet nos EUA (10 Mbps), e mais de mil vezes a do Brasil (a taxa citada de 500 kbps), o que representará um grande avanço lá.

O novo espectro não licenciado poderá promover a inovação, mas também novas pressões, e poderá dar um novo potencial de transmissão WiFi gratuita e livre, o padrão 802.11ac Wi-Fi.

Lá o congresso exige esta expansão, e a administração Obama incentiva a partilha do espectro, a FCC disse que aceitará comentários públicos antes de redigir as regras finais, o que pode demorar mais de um ano, porém o caminho parece aberto.

 

Tags:

Deixe um comentário

Você deve estar Logado para postar um comentário.