RSS
 

Páscoa: significado sagrado e histórico

25 Mar

A Páscoa já era comemorada pelos judeus, por causa de uma ordem que Deus dirigia ao seu povo através de Moisés que está assim descrita no Levítico, que é o livro dos sacerdotes e, portanto, fala das celebrações sagradas e cultos:

Levítico 23-25 –
O Senhor disse a Moisés: “Dize aos israelitas o seguinte:
24. no sétimo mês, no primeiro dia do mês, haverá para vós um dia de repouso, solenidade que publicareis ao som da trombeta, uma santa assembléia.
25. Não fareis trabalho algum servil, e oferecereis ao Senhor sacrifícios consumidos pelo fogo”.

O pão e o vinho presentes na ceia judaica, continuaram presentes na celebração cristã.

Mas com a vinda de Jesus, esta “ordem” entrou na história e sem perder seu significado divino ganhou outro humano, e portanto compressível ao homem.

Assim os judeus comemoram a Pessach, que é a festa da liberdade, realizada para comemorar a saída do povo judeu do Egito, onde eram escravos para a terra de Israel.

Com a morte de Jesus na cruz, a antiga tradição de sacrificar um cordeiro, torna-se agora o sacrifício do homem justo, do homem honesto, no meio de dois ladrões, ou seja, como se fosse um deles.

Os espaços comunicativos da Web devem servir para a “passagem” para promover o bem comum e a justiça.
Continuar lutando pela justiça e pela liberdade parece um imperativo dos dias de hoje, assim podemos pensar numa verdadeira “passagem”.

 

Tags:

Deixe um comentário

Você deve estar Logado para postar um comentário.