RSS
 

O domínio .com e um super ciberataque

02 abr

O domínio .com comemorará 25 anos de existência dia 15 de março, a internet nascida no pentágono por preocupações com a comunicação no período da guerra fria, foi para as universidades e depois para o mundo comercial, com isto apareceram os domínios www.com .

Existem 84 milhões de domínios comerciais com este prefixo, dos quais 19 milhões são empresariais, 4,3 milhões são orientados para o entretenimento, 3,1 milhões estão relacionados com finanças e 1,8 milhões são relativos a esportes em geral.
Só para comparar todos os domínios .br somam apenas 2 milhões.

Mas não tudo são flores e comemoração, um gigantesco ciberataque foi desencadeado semanas atrás, após o bloqueio de uma empresa que combate os spams e vírus: a Spamhaus que havia bloqueado servidores mantidos pelo Cyberbunker, empresa holandesa que abriga sites de qualquer tipo, excluindo apenas pornografia e terrorismo.

Spamhaus é uma instituição sem fins lucrativos que verifica os provedores de emails e filtra spams e outros conteúdos indesejados, para isto mantém uma lista de endereços e bases de dados de servidores conhecidos que possam ser usados para fins escusos na internet.

Sven Olaf Kamphuis, porta-voz da Cyberbynker, afirmou que Spamhaus está abusando de seu poder, e que não deveria decidir “o que acontece e o que não acontece na internet”.

Por outro lado o porta-voz da Spamhaus, Steve Linford, um executivo-chefe afirmou à BBC que a escala do ataque não tem precedentes: “Estamos sofrendo este ciberataque por ao menos uma semana, mas estamos funcionando, não conseguiram nos derrubar”.

É preciso sim empresas que mantenham um controle sobre o mau uso da internet, não quer dizer censura e muito menos manipulação política.

 

Tags: ,

Deixe um comentário

Você deve estar Logado para postar um comentário.