RSS
 

Lançado livro de Open Source para bibliotecas

01 out

Saiu o  livro “Practical Open Source for Libraries” (Prática de Software Open Source para Bibliotecas) de Nicole C. Engard, diretora da Open Source Education at Bywater, ele fornece um conjunto de ferramentas práticas de software que os bibliotecários podem usar tanto dentro como fora da biblioteca.  O livro é publicado pela editora Woodhead Publishing Limited. A autora tem larga experiência prática com software de código aberto, dentro e fora da biblioteca da comunidade, inclui exemplos da vida real de bibliotecas e bibliotecários de todos os tipos e locais e dá boas dicas como os bibliotecários podem fazer uso de software open source em suas empresas.

O conteúdo do livro inclui: Introdução ao Open Source: define o código aberto e os princípios do código aberto para bibliotecas. Analise os mitos e fornece um histórico dos softwares de fonte aberta. Esta seção também inclui os resultados de uma pesquisa sobre a percepção de uso na biblioteca do código aberto. Aplicações práticas: dá aos bibliotecários uma poderosa ferramenta de aplicações que podem usar até mesmo em casa. As ferramentas incluem os sistemas operacionais, as ferramentas de escritório, desenvolvimento para Web, permite o gerenciamento de bibliotecas de acervo físico, bibliotecas digitais até fotos e incluem algumas aplicações divertidas. Mas o que é o Open Source, ou em português, códigos abertas.

Em 1985 foi criada por Richard Stallman a Free Software Fundation dedicada à eliminação de restrições sobre a cópia, redistribuição, estudo e modificação de programas de e a partir dela foi criada a Licença para uso dos códigos abertos chamada Gnu General Public License (GPL), onde todo uso do software livre é licenciado para uso no desenvolvimento de outros softwares livres, criando um circulo virtuoso.

Open source é o método de desenvolvimento de software que explora a capacidade de colaboração e distribuição compartilhada de milhares de pessoas que se dispõe a desenvolver sobre mantendo a transparência do processo.
Com a promessa que os códigos abertos são de melhor qualidade, maior confiabilidade e maior flexibilidade, baixo custo, foi criada a iniciativa OSI (Open Source Initiative) que foi fonte inspirado para outros movimentos como o OAI (Open Access Initiative) e

Existem várias listas listas de software Open Source (software gratuito e de código aberto, isto é que pode ser editado por qualquer utilizador), entre outras a  Laranja Mecânica e o OSDir Download, mas o site oficial de download de fontes abertas é o SourceForge.

 O livro “Practical Open Source Software for Libraries” está disponível para compra nos EUA pela Neal-Schuman Editores e no resto do mundo a partir da Chandos Publishing.

 

Deixe um comentário

Você deve estar Logado para postar um comentário.