RSS
 

Transmissão histórica HD do Japão para Inglaterra

04 Oct

Super Hi-VisionUma tecnologia que é 16 vezes mais nítida do que a HDTV, foi desenvolvida pela emissora pública japonesa NHK e foi testada numa transmissão do Japão para a Inglaterra.

O padrão pode ser utilizado em telas gigantes de exibição pública, alguns dos quais podem estar no local para as Olimpíadas de 2012, mas acredita-se que somente em 2020 haverá transmissões capazes de mostrar plenamente um sinal 7680×4320 pixels.

Uma expressão simplificada, a “full HD” já é  disponível atualmentel em telas de 1920 por 1080 pixels, ou seja, um quarto do número de pixels da versão chamada Super Hi-Vision HD, o som também é novidade chamado “envolvente” com 22.2 canais: 9 acima do nível do ouvido, 10 no nível de ouvido, 3 abaixo do nível do ouvido e 2 efeitos de baixa frequência (o ponto 2).

Segundo o Dr. Keiichi Kubota, diretor de pesquisa e desenvolvimento na NHK, descreveu para a BBC news que definiu esta transmissão como um “momento histórico”.

Já haviam sido realizados testes desta tecnologia em uma conferência da IBC, transmitindo uma imagem ao vivo da Câmara Municipal de Londres para o centro da Conferência em Amsterdã, um teste anterior foi feito na Expo Mundial de Aichi no Japão em 2005, a mesma que inventou e lançou o HDTV, houve transmissão apenas local com uso de fibra óptica com uma banda de testes de 24 Gigabit transmitida a uma distância de 260 km, na época a previsão era de lançamento para 2015 mas o desenvolvimento da tecnologia provocou atrasos.

Este atraso é devido a falta tempo para a fabricação de câmeras capazes de gravar conteúdos nessa imensa resolução, e de equipamentos capazes de transmitir os 24 Gbps de banda necessários para a transmissão ou unidades com 25 TB (TeraBites = mil GigaBites)  para armazenamento em vídeo, por exemplo.

Esta tecnologia poderá mudar não só a TV, mas o futuro da industria cinematográfica, substituindo as atuais telas de pano e as câmeras de projeção.

 

Tags:

Deixe um comentário

Você deve estar Logado para postar um comentário.