RSS
 

Venha o advento, e as esperanças

25 nov

Hoje finaliza um tempo e começa uma espera, será uma nova chegada, um novo advento, onde AuroraBorealesperanças e novidades devem ser cultivas e algum otimismo, mesmo numa época sombria e difícil, deve sempre ser lembrado.

Em diversos países esta época tem significados diferentes, por exemplo, na Escandinávia (Finlândia , Suécia e Noruega) este início é dia 13 de Novembro, onde a festa que dá início é de Santa Luzia, apesar de serem países poucos religiosos, a data se manteve, aqui é nesta semana.

Pode parecer estranho, mas Luzia martirizada no século III da era cristã, é também lembrada na igreja luterana e anglicana, e foi uma santa muito venerada na antiguidade.

Mas as tradições natalinas de resto são parecidas, porém existem procissões com tochas acessas e na Finlândia um curioso hábito de visitar cemitérios e homenagear os entes queridos, pode parecer estranho mas não para os finlandeses.

O fogo na lareira com toras (Yule log) e beber uma bebida chamada JUl (também Yule) tem origem pagã na Noruega, assim como a lenda popular da Lapônia, onde viveria o Papai Noel, é uma região bem fria e Norte da Noruega.

Em 1.900 o Rei Haakon I decidiu que o costume pagão de beber Jul (yule) deveria ser mudado para 25 de dezembro, em honra ao nascimento de Jesus Cristo.

Gradualmente, o banquete pagão foi se tornando cada vez mais cristão. O nome Jul foi conservado, mas o feriado foi dedicado a Jesus Cristo. O Natal é deste modo, uma mistura de festa pagã antiga e tradições Cristãs mais modernas.

Mas todos podem e devem esperar alguma coisa: um tempo melhor, mais justiça, menos fome e guerras, podemos parar neste fim de ano, refletir um pouco e planejar ações conscientes.

 

Tags:

Deixe um comentário

Você deve estar Logado para postar um comentário.