RSS
 

Nutrição informacional

27 nov

Como a maioria das pessoas hoje se alimentam muito mal da informação, confundem este fenômenoDistractedMind com o advento da internet e depois do aplicativo da Web (é só uma aplicação).

O fenômeno da informação, conforme salientamos em outro post, é anterior a internet e muito anterior a Web, a questão da abundancia da informação já era estudada na década de 40 e um importante livro neste aspecto é “A ansiedade de Informação” de Wurman.

Porém o aspecto foi piorado com a tecnologia, e o professor Larry Rosen, da Universidade Estadual da Califórnia e que é pesquisador da chamada “psicologia da tecnologia”, afirma que a capacidade média de concentração de muitas pessoas agora, é de apenas 3 a 5 minutos, depois se distraem e não conseguem terminar o que haviam começado.

Como se fosse uma imensa mesa de tudo quanto é tipo de alimentos, no Brasil característica do Self-service, mas no mundo todo pode ser pensado como uma bela mesa de Natal, você não deve comer de tudo e pode passar mal se fizer isto.

Para informação é a mesma coisa, então precisamos selecionar o que, quanto e como nos “alimentamos” da informação, e isto é o que chamo de “nutrição informacional”.

Segundo o Dr. Adam Gazzaley, que escreveu The Mind Distracted (a Mente distraída) o cérebro pode parecer sem limite no seu potencial, ou com limitações, como a velocidade de processamento, os limites de atenção, as limitações de trabalho, sensibilidade a interferências. Tanto externas, quanto internas. 

Esclarece o livro, tem havido uma explosão na variedade e a diversidade da mídia eletrônica. Dispositivos portáteis podem fornecer o máximo de informações de um computador, ele faz então as perguntas:
• Alguma vez você já trabalhou em um documento enquanto escutava uma música e tinha que abrir um e-mail a?
• Você já assistiu televisão enquanto navegava na Internet e recebia mensagens de texto?

Os diversos dispositivos de mídia que as crianças usam, simultaneamente, pode ser ainda maior do que os adultos, e esse tipo de comportamento não vai desaparecer tão cedo.

Mas isto pode influenciar nossa capacidade cognitiva e performance do nosso cérebro, o livro diz como controlar estas questões.

 

Tags:

Deixe um comentário

Você deve estar Logado para postar um comentário.