RSS
 

Arquivo para February 24th, 2011

Redução de perda na conversão AC para DC

24 Feb

Quatro anos depois de seu início a Transphorm, uma empresa sediada emTorres de Linhas de Tansmissao Goleta na California, agora é capaz de resolver um problema tão antigo quanto a rede de distribuição de eletricidade: a energia perdida na conversão entre AC e DC, segundo o blog da Forbes.

A empresa divulgou seus planos de produto, e disse que levantou investimentos de  20 milhões dólares em empresas (não do governo como seria aquí) lideradas pelo Google Ventures. Kleiner, Perkins, Caufield & Byers, a Foundation Capital, e Lux Capital. Ela contará com mais US $ 38 milhões de financiamento de risco que recebeu de uma concessão do Departamento de Energia ARPA-para testes.

A Transphorm projetou eletrônicos que realiza de forma mais eficiente a conversão entre a corrente alternada, a maneira que a energia é transportada nos cabos, e a corrente usada em muitos equipamentos, como computadores ou equipamentos elétricos que usam energia DC.

Numa conferência para imprensa nestes dias, conforme a CnetNews, Umesh Mishra  um dos co-fundadores da Transphorm, afirmou aos executivos da companhia e aos investidores, que  enquanto 10 por cento de toda a energia usada em os EUA é perdida nesta conversão de energia, isto seria mais do que suficiente para abastecer várias cidades. Essa ineficiência, que é medido em centenas de horas em terawatt em os EUA, equivale a um “imposto oculto” sob a forma de energia desperdiçada que o contribuinte paga.

O executivo da Transphorm explicou que os dispositivos tem base no nitreto de Gálio (GaN), muito usado em lâmpadas de LED e a potencia usada na conversão é menor que as usadas em dispositivos de silício, tipicos em equipamentos digitais.

Existem alternativas a simples construção de usinas, é preciso ter responsabilidade ecológica e capacidade de inovar.