RSS
 

Arquivo para June 20th, 2011

Fala humana pode ter surgido na África

20 Jun

Evolução genética humanaSegundo trabalho feito pelo pesquisador Quentin Atkinson, da Universidade de Auckland, na Nova Zelândia, o continente africano parece ser o berço basicamente de tudo que se refere a espécie humana, agora incluiu-se também a linguagem falada, numa análise dos sons usados na comunicação humana, mostrou-se a partir de uma base de 504 línguas diferentes, que há uma maior diversidade de fonemas nos países africanos, e menor na América do Sul e no Pacífico.

O trabalho foi publicado na revista Science de abril, mas pode ser encontrado na Web.

Esta teoria se encaixa em estudos chamados “efeito do modelo fundador”, a partir do qual se verifica como as populações se expandem por novos territórios e passam alguns períodos chamados gargalos-de-épocas onde se verificação uma diminuição no tamanho da população durante os quais há uma perda de diversidade cultural e linguística.

O prof. Atkinson esclarece que “esta teoria prevê que a diversidade deveria ser maior no ponto de origem da expansão”, e diz sobre suas hipóteses: “Eu sabia que as linguagens têm um menor número de fonemas (usam menos sons) em populações pequenas, e pensei que seria interessante verificar se havia um efeito fundador linguístico, e onde ele colocaria a origem da linguagem” e então verificou que haviam indícios deste efeito nos fonemas.

Este efeito de diminuição do número de fonemas não pode ser explicada, segundo Atkinson, por outros fatores, como mudança demográfica, que é uma forte evidência que na mudança de fonemas, mas não se encontramos os troncos iniciais. O resultado surpreendeu o próprio pesquisador, que esperava que a distribuição dos fonemas ao redor do mundo fosse aleatória. Estudos de genes e arqueológicos já apontaram isto, conforme a hipotética figura neste post.