RSS
 

Arquivo para June 22nd, 2011

Descoberta de livros da origem do cristianismo

22 Jun

Apesar de controvérsias entre estudiosos, uma coleção antiga de 70 pequenos livros, com páginas de chumbo amarrados com arame, pode resolver segredos da origem do cristianismo.

Se forem anteriores ao século IV d.C. já assumem de cara a importância, pois seriam anteriores os códices, o formato de livro quadrado uso na origem do cristianismo, aliás biblos, vem do grego ta bíblia, que significa literalmente “os livros”, mas que mais antigamente ainda referia-se ao porto fenício de Byblos, hoje a atual Jubayl do Líbano, perto do local dos livros de chumbo.

 Embora muitos acadêmicos estejam divididos quanto à sua autenticidade, eles podem ser tão fundamental como a descoberta dos Manuscritos do Mar Morto, em 1947, onde uma comunidade judaica do Qumran, cujos relatórios históricos fiéis podem ser vistos em alguns sites da Web, como o Airtonjo.

Os livros de bronze e chumbo encontrados a 5 anos atrás, parecem indicar serem de uma pequena comunidade que fugiu de Jerusalem em 70 d.C. e no local já haviam outros importantes documentos encontrados, conforme revela o jornal Mail Online.

A estimativa foi baseada na forma de corrosão do material por especialistas, e acredita-se que seria impossível fazè-lo artificiiiiialemtne, se as datas forem verificadas

Nesta vperspectiva eles poderiam conter relatos contemporâneos dos últimos anos da vida de Jesus, o que tanimou muito os estudiosos, embora o seu entusiasmo seja temperado pelo fato que os peritos possam ser enganados por falsificações engenhosas.

David Elkington, um estudioso britânico da história religiosa antiga e arqueologia, e um dos poucos a ter examinado os livros, disse que eles poderiam ser “a grande descoberta da história cristã”, e se forem verdadeiros será: “um pensamento de tirar o fôlego que tenham mantido esses objetos que poderiam ter sido realizadas pelos santos nos primórdios da Igreja”, disse ele ao Dayl Mail Online.