RSS
 

Arquivo para August 2nd, 2011

Coisas que um cientista da computação raramente pensa

02 Aug

O livro de Donald Knuth sobre algoritmos The Art of Computer Science, é um dos mais importantes livros para aprender a pensar computação e descobrir o quanto isto é uma ciência séria e atual, aprendi com um professor que lia Knuth e nos incentivava a pensar nos algoritmos, que significam as rotinas ou receitas para resolver coisas simples ou complexas, que depois viram programas.

Li recentemente um pensamento de Knuth algo muito interessante sobre as especialidades, afirmou sobre a necessidade de especialistas que conheçam duas ou mais áreas, escreveu: “Prevejo que no futuro não muito distante, as pessoas na vida acadêmica não é definida por uma única área de especialização, mas dois sub-especializações que pertencem a duas especialidades diferentes. Isso significa que temos uma rede de interesses em que cada pessoa vai servir como uma ponte entre as diferentes partes da estrutura geral. Você pode ver que isto é muito melhor do que ter um ninho em ramos de árvores e ramos, sem ninguém seja capaz de falar com as pessoas em outros sub-ramos. Nós, que pertencem a duas áreas em duas partes diferentes da estrutura geral.  Nós seremos então capazes de lidar com novos conhecimentos assim que eles venham”, está num livro recente intitulado: Things a Computer Scientist Rare­ly Talks About (1999).

Ele havia escrito a mão um livro sobre compiladores na década de 60 (de 1962 a 1965), com 3000 páginas, que o editor transformou em 2 mil páginas, que foram divididos em vários volumes, são particularmente famosos seus algoritmos de ordenação e busca (SORT & SEARCH), que são a base de todos os algoritmos de atuais de buscas.

Mas alguns anos atrás ele foi surpreendido com uma proposta curiosa, no outono de 1999, ele foi convidado para dar seis palestras públicas no MIT sobre o tema geral das relações entre fé e ciência, que foi o motivo de escrever o livro citado acima.

Depois de uma sessão introdutória, a segunda palestra enfoca a interação de randomização e religião, uma vez que a randomização tornou-se uma importante área de interesse científico durante as últimas décadas. A terceira palestra considera questões de tradução, com muitos exemplos retirados de experiências do autor em que versos aleatórios da Bíblia foram analisadas em profundidade. O quarto se lida com arte e estética, que ilustra várias maneiras em que as apresentações bonits pode muito aprofundar a nossa percepção de conceitos difíceis.  A palestra quinta discute o que o autor aprendeu com o “projeto de 3:16″ (outro livro) uma exploração pessoal de literatura bíblica, que ele considera como um ponto de viragem na sua própria vida (leia em 59 livros os versículos 16 do capítulo 3).

Os estudantes formularam questões curiosas como: “O que você pensa do cérebro humano ser um programa gigante? Quem influencia tem a computação no futuro desenvolvimento da Teologia ?” entre outras, que são interessantes porque levaram as pessoas a pensar e dialogar.  É preciso sempre ter a mente aberta para as questões existenciais do homem e da vida.

Knuth afirmou que a  “ciência da computação é maravilhosa, mas não é tudo”, ”De vez em quando até os matemáticos e cientistas da computação deve pensar sobre o sentido da vida”.  Claro não só eles, mas todo ser humano.