RSS
 

Arquivo para August 25th, 2011

Cloud Computing em orgãos estatais

25 Aug

A grande mudança que deverá reduzir custos com equipamentos está chegando também em muitos governos, no caso americano o diretor de informação do governo, Vivek Kundra já estabeleceu novas políticas paras os órgãos e agências estatais, mas muitas entidades ainda se sentem inseguras segundo o New York Times, o diretor afirmou: “Assim como a internet permitiu a criação de novos modelos de negócios que seriam i nimagináveis há 20 anos, a computação em nuvem vai reconfigurar indústrias inteiras de maneiras ainda imprevisíveis”, mas isto é ainda um começo inseguro mas crescente.

A nova política americana no setor é chamada “Cloud  First” , “nuvem primeiro”, que dita que todos os novos projetos sejam feitos na nuvem. A meta deve ser cumprida por todos os setores federais até junho do ano que vem.

Porque esta cautela em parte é justificável, por que o Pentágono diz que tem 24 mil arquivos secretos que já haviam sido acessados por hackers, e se adotássemos uma política de transparência total ?

Segundo ainda o NYT, o diretor de informática do Departamento de Defesa Teri Takai, disse que o uso de sua agência de computação em nuvem seria limitado para um futuro próximo uma vez que quer manter dados do sistema militar em segurança, segundo o jornal, Takai escreveu em um email: “Com o aumento e da frequência e sofisticação dos ataques virtuais em sistemas de defesa, estamos preocupados com quaisquer novas abordagens que possam introduzir novos riscos”.

Mas o novo modelo é justificável, pois governo lá gasta US$ 80 bilhões por ano com Tecnologia de Informação, sendo o maior consumidor do mundo de projetos no setor, e de acordo com o NYT, isto têm sido um impulsionador do desenvolvimento no setor privado, sendo usado com métodos de encriptação, engenharia, arquivamento e troca de mensagens.