RSS
 

Arquivo para setembro 5th, 2011

Um laboratório de apps Sociais

05 set

O Citris é um Laboratório de Apps Social faz aplicativos gratuitos baseados em formas lúdicas de jogos para que os usuários explorarem os seus ambientes, fazendo que se envolvam com questões locais sociais, por exemplo, promovendo a saúde pública, e tornarem-se cidadãos.

As fivisões de Ciências Sociais e de Artes, e de Humanidades na Universidade de Berkeley, fizeram projetos muito atuais como os que ajudam a combater a dengue, reduzir a asma, e envolver os cidadãos locais em questões urbanas, tudo isto pode ser visto no site do Citris.

A dengue afeta cerca de 50 milhões de pessoas, e 2,5 bilhões estão em situação de risco com o vírus, ela está em ascensão em áreas urbanas em todo o mundo tropical, mas é evitável.

O antropólogo James Holston e o professor de arte Greg Niemeyer , colegas do laboratório, estão desenvolvendo um aplicativo que usa telefone celular crowdsourcing para ajudar os residentes urbanos resolverem este problema global.

Holston afirma que eles estão interessados em ajudar pessoas desprivilegiadas da sociedade a se tornarem mais engajados. “Assim, muitos californianos produtivos são excluídos da participação política nas comunidades em que vivem e trabalham, porque eles não são cidadãos dos EUA ou porque são ‘ilegais’. As pessoas tendem a se concentrar sobre os residentes, eu acho que seria melhor perguntar o que a democracia americana está perdendo por não envolvê-los “.

Outra ferramenta bem simples, mas poderosa  é chamada CitySandbox (ver citysandbox.com ) que pretende tornar a participação ativa mais fácil para todos, começando pela cidade de Berkeley. Em junho, eles lançaram o website baseado em mapa (que ainda está em versão beta) para fazer a ponte entre o conhecimento da vizinhança local e as instituições políticas.

Todos os projetos têm como claro objetivo envolver os moradores locais no pensamento crítico, na recolha de dados para priorizar problemas, transformar os resultados em ação, conforme afirma Holston: “Administradores da cidade estão desesperados para encontrar formas de envolver os moradores locais na democracia”, talvez lá aqui em breve.