RSS
 

Arquivo para September 29th, 2011

A multidão pode "criar" um projeto

29 Sep

O site MootiroVote está decidindo por crowdsourcing (opinião da multidão) qual tecnologia poderá ter o maior potencial para apoiar o trabalho das ONGs e portanto deverá ser desenvolvido pelo IT3S, um instituto envolvido no projeto.

Foram selecionados 10 trabalhos na fase inicial (que foi até 12 de setembro) quando diversos grupos concorreram e sugeriram que tipo de software teria prioridade, e comente a ideia como outros e vote no que achar mais  importante.

As 10 propostas resultantes depois serão financiadas por crowdfunding, ou seja, a multidão escolhe e depois ajuda no financiamento do projeto vencedor num esforço coletivo de decidir e implementar um projeto.

Um dos projetos me conquistou, mas vou me cadastrar e seguir até o fim por considerar esta iniciativa importante para o software livre brasileiro, para a difusão das idéias de crowdsourcing (o poder das multidões) e posteriormente seu financiamento (o crowdfunding), entre os projetos votei no Sistema de Gestão para Bibliotecas.

Esse projeto escolhido é o de ‘Sistema de Gestão para Bibliotecas Comunitárias’, e por uma razão muito simples. Elas estão na base de um processo educacional autônomo, pró-ativo e cidadão; essa expansão do acesso ao conhecimento tem o poder de transformação profunda da realidade, que tanto anseamos.

A justificativa dos propositores também é bastante clara: “O sistema ajuda na organização de um acervo de livros e no acompanhamento de empréstimos. Permite a geração de relatórios sobre o uso da biblioteca e a interatividade com o leitor, por exemplo, quanto a novas aquisições”. Existem muitos softwares que já fazem isto, é verdade,  mas a proposta é para um ambiente de software livre – e isto poderá ter um desdobramento espetacular para as ONGs e demais mobilizadores comunitários que apóiem as precárias bibliotecas públicas brasileiras.

Mas existem muitos softwares que já fazem isto, sim é verdade,  mas a proposta é para um ambiente de software livre e isto poderá ter um desdobramento espetacular,  ONGs que apóiem as precárias bibliotecas públicas brasileiras.

Outro projeto que irei apoiar é o sistema de “Análise de Redes Socais”; creio até que esse é um assunto acadêmico que já está trazendo grandes frutos, e haverá em breve muitos softwares livres disponíveis com essa preocupação.Creio que a médio e longo prazo isto será uma injeção de ânimo na pouco apoiada e desprezada “educação pública” brasileira.