RSS
 

Arquivo para setembro 30th, 2011

A multidão pode prever o futuro ?

30 set

Temos postado várias ações ligadas ao crowdsourcing, a força produtiva da multidão, e já existem projetos crowdfunding, ou seja financiados pela multidão, agora os cientistas californianos querem dar um passo maior, a multidão em “unidade” poderia prever o futuro?

O trabalho está sendo desenvolvido pelos professores Michael Lee e William Batchelder e fazem parte de uma grande equipe americana além de um grupo chamado de  Atividade de Pesquisa Avançada em Projetos Inteligência, feita para desenvolver modelos estatísticos baseados no conceito crowds (multidões) que poderiam, com uma precisão cada vez mais crescente, preverem o futuro.  Será ?

Estamos acostumados a multidões manipuladas por estruturas hierárquicas, grandes ídolos e líderes, pessoas capazes de impactar pelas imagens, poder de oratórias, etc.,  mas como seria se nós “ouvíssemos” a multidão, pensaram isto na filosofia Leibniz, Spinoza e recentemente a “narração polifônica” de Baktin já falavam disto.

O projeto que investiga a perícia da multidão em previsões está descrito no site da UC Irvine.

Pessoas com um alto grau de pesquisa e sabedoria podem prever coisas com algum grau de confiança, mas quase sempre vai parecer coisa de ficção científica para a maioria das pessoas, agora os cientistas cognitivos UC Irvine dizem que é possível prever coma ajuda das crowds.

“Como um grupo, as pessoas são coletivamente mais inteligentes do que você imagina”, diz o professor Mark Steyvers . “Nós possuímos todo o conhecimento sobre coisas diferentes, alguns mais que outros.  Se  o conjunto destas peças de conhecimento juntarem, podemos obter um olhar bastante preciso e um retrato grande. ”

É o chamado efeito da “sabedoria das multidões”, e os pesquisadores estão esperando para ter sua ajuda colocá-lo à prova.

Em julho no evento da Sociedade de Ciências Cognitivas, os autores receberam um prêmio, junto a dois estudantes que trabalhavam na pesquisa.

Em  julho uma equipe de várias universidades (Universidade de Maryland, a Universidade de Michigan, The Ohio State University, Universidade Fordham, Wake Forest University, Wichita State University e),  lançaram o  software que está disponível on-line chamado de Forecasting Ace (previsão de ases) com um convite interessante: preveja o futuro conosco.

Os pesquisadores não sabem qual o grau de previsão de precisão até que o projeto final finalize em maio de 2012,  mas continuam fazendo a agregação de dados  que permite-lhes aperfeiçoar os modelos para explicar as previsão do futuro de modo mais complexo e preciso.

Duas cabeças pensam melhor que uma, mas como fazer para pensarem juntas ?