RSS
 

Arquivo para October 26th, 2011

iPod completou 10 anos

26 Oct

Em Outubro de 2001,  a Apple através de Stevie Jobs lançava a novidade inicialmene com a capacidade de armazenamento de 5GB de espaço, que guardava até mil canções.

Agora completando uma década, o dispositivo está no meio de transformações no mercado fonográfico e da tecnologia, talvez sem ele não se pensaria em músicas nas clouds (armazenamento fora do dispositivo) e não seria necessário negociações com músicos e gravadors, era primeiro produto portátil da Apple a usar memória flash e a exibir vídeos e fotos, e eles mais que os outros gadgets conquistaram os jovens.

Segundo dados da empresa, o iPod já vendeu mais de 314 milhões de unidades entre modelos como mini, nano, shuffle e touch, tem nesta área cerca de 70% do mercado de tocadores MP3, o seu design também marcou uma tendência neste tipo de mercado.

Seu pico foi em 2006, quando o aparelho cobria cerca de 50% de toda a receita da Apple, mas hoje responde por menos de 8% do faturamento da empresa, e quando do lançamento do celular 4S seu futuro era incerta, mas o legado do iPod é indiscutível.

No lançamento do iPhone em 2007, como a Apple inclui funcionalidades de música e armazenamento do iPod no celular e muitas outras empresas fizeram isto, fez com que muitos usuários abandonassem suas músicas no iPod e trocassem pelo celular.