RSS
 

Arquivo para February 21st, 2012

Ativistas sírios mudam nome de ruas

21 Feb

Os ativistas anti-governamentais ativistas encontraram nas últimas semanas uma forma de crowdsourcing através  do programa Google Maps, para renomear as principais ruas, pontes e avenidas, dando a elas os nomes de seus heróis revolucionários.

A ideia informaram os ativistas, é a de retirar todos os vestígios de governo da família Assad nos 40 anos de opressão e para comemorar os manifestantes que já tombaram nestes 11 meses de manifestações duramente combatidas pelo regime.

Segundo Rwadan Ziadeh, um representante do Conselho Nacional da Síria, formado no exílio: “Eles têm o direito de ser lembrado pelos sírios”, pois são “eles [que] estão fazendo uma história nova” , conforme notícia publicada no Washington Post.

Uma Avenida de Damasco, por exemplo, chamada de Hafez Al Assad, aparece também o nome de Ibraheem Al Kashosh, ativista morto pela polícia Síria em 4 de julho de 2011 porque cantava músicas de sua autoria que dizia que era hora do presidente sírio sair.

A campanha começou dois meses atrás no Facebook, através de Rami Nakle, outra figura da oposição no exílio, e rapidamente ganhou a atenção do governo sírio.

Nesta segunda-feira, um enviado do país à Organização das Nações Unidas, Bashar al-Jaafari, fez um discurso diante da Assembléia Geral fazendo várias acusações ao Google por participar de um plano para minar a Síria.

Segundo o Washington Post, Jaffari afirmou que: “O que o Google tem a ver com os nomes das ruas em pequenas cidades e aldeias da Síria?” referindo-se as cidades rebeldes de Homs e Idlib. “Isto é uma violação flagrante da Assembléia Geral da ONU,  e a resolução da Liga Árabe referente a padronização da nomenclatura geográfica.”

As cidades de Homs e Idlib foram duramente castigadas pelo exército sírio alguns dias atrás, revelando cada vez mais a face cruel do regime de Assad, um dos bairros Bab Amro, foi o mais castigado por concentrar opositores.