RSS
 

Arquivo para March 14th, 2012

Evento SXSW mostra mudança cultural

14 Mar

Iniciado no fim de semana passado, o evento South by Southwest (SXSW) parece indicar mudanças culturais com objetivos “interativos”, como indicam analistas e notícias como a do CNET News.

O evento técnicamente tem dois lados, pois há também o SXSW Film (este dura 10 dias), mas eles não se sobrepõe pois o evento de música com fins interativos começou dia 09, enquanto enquanto o de filmes começou hoje.

Os analistas se pérguntam se há agora uma mistura destes dois tipos de personalidades (de filmes e músicas interativas), e se eles já existiam antes das ruas de Austin hoje, onde o evento se realiza.

Outro fato importante, foi o debate entre Al Gore e Sean Park, presidente do Facebook, foi realizado na abertura do evento discutindo “Ocupar a democracia!”, declarando apoio ao ativismo digital que descarrilhou a lei “Parar a Pirataria Online” (SOPA), mas afirmou que há aina uma enorme quantidade de trabalho a ser feio para combater estas leis autoritárias.

Como será que alguém vindo para o SXSW desde 2006 vê este evento hoje, destaca-se a participação do escritor de ficção científica futurista Bruce Sterling, que afirmou que desde a vestimenta dos músicos, com camisas “descoladas do Brooklyn [com camisas] rasgadas, uma barba, cortes irregulares e sem meias conversas.”, típico dos anos anteriores, este anoem comparação, as pessoas parecem já ter um modo interativo “olhar muito bem juntos… mais como pessoas de Web design, e [ao mesmo tempo] todos eles têm os iPhones.”, observou o escritor.
É o nosso olhar sobre a tecnologia atual: mudança, audácia e revolução estão cada vez mais combinados com um processo interativo de fazer juntas as coisas, coletivamente, enfim a evolução da Noosfera.