RSS
 

Arquivo para April 10th, 2012

Microsoft contribui para o Linux !

10 Apr

Sim é o que diz um relatório da Linux Foudation, que afirma que além de empresas como Google, Intel, Nokia e IBM, a Microsoft está entre empresas que mais colaboram ao seu concorrente de software livre, seja os números no site Lwn.net.
É curioso para uma empresa que um dia declarou chamou o Linux de “câncer” agora trabalhado num modelo de desenvolvimento colaborativo, veja os números no Lwn.net.

Em 2011, Jim Zemlin, diretor-executivo da Linux Foudation, acreditava pela influencia que o Linux tinha no Android e em muitos sistemas desenvolvidos para leitores de ebooks e outros, que a guerra com a Microsoft tinha sido vencida por eles e declarou: “Eu acho que nós simplesmente não nos importamos mais tanto com eles [a Microsft] que eram nosso grande rival, agora [criticar a Microsoft] é como chutar um cachorrinho”.

O desenvolvimento mostra ainda dados curiosos como mais de 7,8 mil desenvolvedores de 800 empresas contribuíram para o núcleo (kernel) do Linux desde que estes dados foram medidos a partir de 2005, e ainda que 75% é pago quebrando um “mito” do software livre.

Recentemente o criador da plataforma WordPress, Matt Mullenweg, disse em entrevista a revista INFO que seria uma questão e tempo para o Linux superar a MicroSoft, etc. mas na prática o que acontece é algo maior que toda esta competição, é a colaboração.

A novidade neste jogo agora é que software proprietário e software livre podem colaborar, isto realmente é algo novo.

 

Irã planeja controle total da Internet

10 Apr

Segundo o ministro da Informação e das Comunicações o Irã tem um plano de manter a internet “limpa” e anunciou que pretende estabelecer uma super intranet nacional no prazo de cinco meses, de acordo com um relatório Internacional do Times Business onde o ministro Reza Taghipour afirmou “todos os Internet Service Providers (ISP) só poderão ser desta Internet Nacional até agosto”.

Os grandes serviços como Google, Hotmail e Yahoo serão bloqueados e substituídos por serviços parecidos do governo, por exemplo, o Irã Mail e o Search Engine Irã, conforme informa o relatório. O processo de inscrição de interessados em usar o serviço de email do Irã, registrando nome completo do usuário e endereço, já se iniciou.

Os usuários da internet iranianos já estão acostumados à censura, no início deste ano (veja notícia no Cnet News) o governo decidiu cortar o acesso de todos sites que operam fora do país com um protocolo chamado Secure Sockets Layer, pois para burlar este controle muitos iranianos usam (ainda) servidores de proxy (o servidor de acesso) sobre redes virtuais privadas para usar redes sociais privadas como o Facebook e o Twitter, cada vez mais difícil no país.