RSS
 

Arquivo para abril 17th, 2012

Um Leviatã tecnológico ?

17 abr

O poder e a organização dos estados, das leis e da cidadania não foram sempre assim, em cada época e momento histórico se desenvolveram direitos e deveres onde nem sempre a liberdade e a expressão da pessoa comum foi respeitada.

O pensador e filosofo Thomas Hobbes (1588-1679), a partir do esfacelamento do sistema feudal composto por reis e estados absolutistas, formulou um sistema que tinha por um lado as leis civis e de outro a figura do soberano, e assim progrediu a ideia do “estado moderno”. Assim se pensava no final do feudalismo.

Mas sempre houve uma dicotomia entre o poder dos homens, da “multidão” como se teorizou e o poder das leis, isto se refletiu naquele momento histórico entre o absolutismo e o parlamentarismo, o primeiro como governo de leis e o segundo como governo de homens mas o desenlace deste conflito é longo e duradouro, chegando aos dias de hoje, quando se fala em democracia “real”.

O mundo da tecnologia, dos dispositivos dos ebooks e das redes sociais não fica fora disto, nesta segunda-feira o cofundador da Google Sergey Brin disparou em entrevista ao britânico The Guardian, que “forças” estão alinhadas para tentar impedir a abertura da Web, e revelou que considera a situação atual “assustadora”.
Brin explicou que a ameaça vem de inúmeros governos que buscam controlar o acesso e a comunicação dos cidadãos, impedindo a manifestação livre pela internet e pela imprensa, e é claro que não se restringem a primavera árabe e ao mundo muçulmano, mas atingem também os países do mundo ocidental, considerado “livre” e também países da América Latina.

Ele que pensava como muitos apenas em países como China, Arábia Saudita e Irã por causa da censura e restrição o uso da internet, percebe que a ascensão do Facebook e Apple, que querem controlar informações e mercados tem também o poder de cercear o ocidente.

“Forças muito poderosas alinharam-se contra a Internet aberta em vários pontos do mundo”, afirmou Brin ao “The Guardian”. “Estou mais preocupado do que nunca”, talvez seja importante para finalmente se entender o que significam de fato “liberdade” e “livre arbítrio”.