RSS
 

Arquivo para outubro 5th, 2013

Resposta à espionagem pode estar errada

05 out

A ideia de obrigar as empresas de internet a armazenar dados de usuários dentro do País é equivocadaWebBrasil quanto às preocupações de segurança virtual no Brasil, além de aumentar os custos e prejudicar futuros investimentos, podem ainda causar maior insegurança aos dados e a privacidade das pessoas, já que estando aqui também podem ser manipulados.

No caso de investimentos, é importante reconhecer que há um mercado emergente relacionado ao Google, Facebook e Twitter, dizem analistas e executivos da indústria.

O prof. Ronaldo Lemos (UER), que ajudou a criar as leis de internet no país, afirmou “pode acabar tendo o efeito oposto do que se pretendia, e afugentar empresas que querem fazer negócios no Brasil”, conforme notícia no portal Terra.

Já o relator da lei da internet no Brasil, o Marco Civil, deputado petista Alessandro Molon (RJ), afirmou que o número de empresas afetadas poderia ser contado “nas duas mãos”.

A moderna tecnologia de redes, o cloud computing dependerá tanto em termos de tecnologia como em valores de investimentos da participação internacional, e o confinamento no país implicará em custos e retrair os mercados de investimentos internacionais nos investimentos a serem feitos país.

Porém o mais grave é que além de não permitir o controle de dados, poderá ainda ser usado politicamente dependendo das mãos em que caiam o controle da nossa “rede”.

Os mercados hoje são internacionais, e fechamento de fronteiras pode significar atraso.

Há maneiras de controlar criptografando mensagens e controlando fluxos independentemente de onde estejam os dados, aliás, isto é a internet.