RSS
 

Arquivo para janeiro 15th, 2014

Uma pausa para a tecnologia

15 jan

Estamos navegando pela leitura de Edgar Morin sobre aRealismo3D emergência de uma era “planetária” de um mundo que se vê em conjunto, talvez mais unido mas respeitando sua diversidade.

Finalizou na semana passada a feira CES (Consumer Eletronics Show) em Las Vegas, onde estiveram presentes mais de150 mil pessoas, com 3.500 produtos nov os, que iam desde as TVs 4k (quatro vezes a HD alta-definição), drones (aviões teleguiados), carros inteligentes, dispositivos versáteis como máquinas de lavar roupa e outros eletrodomésticos mais inteligentes.

Uma novidade já conhecida mas que promete em 2014, são os smartwatches, relógios inteligentes alguns interessantes e discretos como o Toq, da Qualcomm, outros mais criativos e vistosos como o Galaxy Gear, da Samsung, mas o destaque para os tecnólogos foi o Nabu, da Razer, que muda o conceito de relógio e mais parece uma pulseira com diversas funções.

O outro destaque são os carros mais inteligentes, os recursos mais apreciados são os que evitam colisões durante as manobras de estacionar e sair, mas a tendência de carros sem motoristas parece ser prá valer, pois já estão em testes nas montadoras.

Depois de algum tempo sem muita novidade, os novos chips com processamento gráfico parecem decididos a migrar dos games para os tablets e PCS, a Nvidia promete trazer visuais dignos dos videogames de nova geração para tablets e smartphones. Um com 192 núcleos, o K1 emprega a tecnologia das placas de vídeo Kepler e eleva a qualidade de imagem dos jogos de aparelhos móveis para o nível dos consoles de mesa e PCs.

As TVs 4k já são a muito anunciadas e devem chegar ao mercado nacional este ano, os equipamentos iterativos 3D para games interativos também mostraram um incrível realismo (ver foto).