RSS
 

Arquivo para janeiro 17th, 2014

Primeira biblioteca sem livros físicos

17 jan

Faz alguns meses que ela começou a operar, e foi muitobiblioTech bem recebida pelo público, mas alguns questionamentos devem ser feitos já que as próprias notícias dizem parecer uma Apple Store, com os bibliotecários imitando as vestes da Apple “com camisas combinando com o capuz”.

Sim a Biblioteca chamada BiblioTech imitam as Apple Store, a notícia da Associated Press afirma: “O Texas viu o futuro das bibliotecas públicas, e elas parecem muito com uma Apple Store: fileiras de iMacs brilhantes acenam. iPads montados em uma mesa cor de tangerina convidam os leitores. E centenas de outros tablets estão prontos para serem levados por qualquer pessoa com um cadastro na biblioteca.“.

Olhando as fotos do interior BiblioTech, parece mais ser uma loja comum e não de uma biblioteca, talvez um laboratório de informação de alguma faculdade, mas não uma biblioteca, nem mesmo bibliotecas modernas com pontos culturais e muito espaço.

 

O prédio onde fica a BiblioTech tem 45 iPads, 40 laptops e 48 desktops para serem consultados por seus visitantes, que podem navegar por um catálogo de 10.000 e-books.

A pessoa que não tem um tablet ou e-reader pode também emprestar o dispositivo para ler a versão digital do livro em casa, ela pode pegar um dos aparelhos e aluga-lo são 600 e-readers tradicionais e 200 outros voltados para crianças, não necessariamente Apple.

Por enquanto muito se discute do futuro dos livros, se eles serão apenas digitais, ou se ainda há espaço para as suas formas físicas, ao nosso ver as bibliotecas podem começar a se preparar para os dois cenários: aquele em que todo mundo lê apenas versões digitais de obras sem a necessidade de carregar livros pesados, e, aqueles que sentem que o contato com o livro físico é necessário e não abrem mão dele.

Se o futuro seria cruel com livros físicos ou não, ainda não sabemos, mas a missão das bibliotecas é compartilhar informação e pode possibilitar, entre outros, os dois serviços.