RSS
 

Arquivo para setembro 16th, 2014

Robôs, games e crowdsourcing

16 set

Um artigo que reúne estas três ideais muito atuais: robôs, games e crowdsourcing,  foi apresentado 13th RobotGameIEEE-RAS International Conference on Humanoid Robots (Humanoids 2013) realizado em outubro de 2013, em Atlanta, Geórgia, EUA.

 

A ideia foi inspirada por sucessivos sucessos de pesquisas em inteligência artificial, tais como: tradução online, onde o sistema é treinado usando pares de documentos traduzidos por humanos e por programas, que comparando as traduções com as originais, torna possível o software aprender a fazer traduções mais realistas em pares de línguas diferentes.

A pesquisadora Sonia Chernova, do Worcester Plytechinic Institute, em Massachusetts, adotou uma abordagem semelhante, mas para robôs e humanos, treinados num sistema de interação de um jogo real que envolve comunicação e sociedade, chamado de Mars Scape, onde dois jogadores trabalham online trabalham em um controle de um avatar, mas somente um é humano o outro é o robô, e ambos trabalham juntos para resgatar objetos em um laboratório.

Mas o que um humano faria envolve grande parte de subjetividade, então para isto é reservada a ideia de usar um conjunto de pessoas, um crowdsoucing, para interagir com o robô, mas sempre em uma dupla, um robô e uma pessoa, esta recrutada da multidão (crowd).

Shernova é co-autora com Andrea L. Thomaz do livro: “Robot Learning from Human Teachers” de 2009, e teve seu artigo publicado pelo Journal of Human-Robot Interaction, Vol. 2, No. 1, 2013, com diversos co-autores.