RSS
 

Arquivo para setembro 22nd, 2014

Mapeando dados de Big Data

22 set

SaudeBigDataUm novo departamento de pesquisa na prestigiosa San Diego State University (SDSU) chamado Centro de Convergência e Informação Estratégica foi fundado, para permitir mapear dados de uma forma parecida que parecida aos dados geográficos, a notícia está no site da SDSU.

O conceito por trás da nova pesquisa é que mapas de números não precisam ser necessariamente geográficos, e não por acaso o centro é um convênio do professor do departamento de Geografia Akshay Pottathil, como um grupo de aficcionados por Tecnologia da Informação.

Estes podem mapear desde ideias ou opiniões até informações de transito, dados estratégicos como população, saúde e outros dados de planejamento urbano.

Três conceitos são delineados nestes mapas, a ideia que dados não são estruturados (ou semiestruturados como são chamados no Big Data), visualizar os dados mais rapidamente e o uso estratégico destes dados (foto na saúde, por exemplo).

Pottathil refere-se a estes como “textos não estruturados e outros artefatos de conhecimento”, em linguagem mais simples significa que os dados não estão bem formatados, e veem de uma ampla gama de fontes: artigos de periódicos, artigos de jornais, transcrições de entrevistas, capítulos de livros, blogs, etc e é muito dificil tratá-los nos modos tradicionais de análise de dados para relacionar um do outro.
A segunda questão, afirma Pottathil, está na capacidade de olhar para um desses mapas e muito rapidamente chegar a um entendimento amplo dos temas relacionados com a sua área de interesse, por exemplo, para colaborar em um novo campo, por exemplo, você pode olhar para um mapa idéia para se familiarizar rapidamente com as questões e ver rapidamente um punhado de artigos específicos para este interesse.

Por último, as agências governamentais e grupos de interesse público estão também intrigado com as possibilidades apresentadas por esta tecnologia, já na inauguração do CICS, em agosto, o deputado Scott Peters elogiou a capacidade do centro de utilizar grandes quantidades de dados para lidar com questões sociais.