RSS
 

Arquivo para setembro 24th, 2014

Educar com criatividade

24 set

KenRobinsonKen Robinson é considerado um líder cultural visionário por ter levado ao comitê assessor do governo britânico uma investigação massiva sobre o significado da criatividade no sistema educacional e na economia, e o ganhou um título de Sir em 2003 após suas realizações.

Seu livrode 2009,O elemento: Como encontrar a sua paixãomuda tudo, éum bestseller do NewYork Timese foi traduzidopara 21 idiomas, incluindo o portugues.

A edição no 10º.  Aniversário, de sua obra clássica sobre criatividade e inovação, Out of OurMinds: aprender a ser criativo, teve a publicação em 2011, de seu último livro,  que é o seu sucesso atual: Encontrandoseu elemento: Como descobrir seus talentos e paixões e transformar sua vida, que foi publicado pela Viking em maio 2013.

Neste talk ele ensina como incentivar a criatividade, de um modo divertido e profundamente comovendo ele mostra como um sistema educacional pode estimular (em vez de minar) a criatividade dos estudantes.

Segundo ele três preocupações são comuns na educação: a primeira é economica, como eles trabalharão na economia do futuro, a segunda é cultural, como preservar nossa cultura na educação e a terceira é que devemos elevar os padrões, mas o sistema atual foi pensado para uma época diferente e isto está cansando os jovens pois foi pensado no iluminismo e na circunstância econômica da revolução industrial.

Ele critica a ideia do déficit de atenção (ADHD), que para ele é um modismo médico, o problema é que não estamos atentos a um período altamente criativo da humanidade.

Seu TED Talk já teve quase 4 milhões de acessos, mas colocamos um video com boa tradução no português.