RSS
 

Arquivo para julho 13th, 2015

Você pode mudar sua vida

13 jul

Parece um apelo religioso, mas não é, o filósofo alemão Peter Sloterdijk VoceMudarSuaVidausou este recurso para entrar no cerne deste apelo, que nada mais é que um transcendentalismo a moda kantina, que caiu no gosto de muitos religiosos na pós-modernidade.

Não por acaso, em Você tem que mudar sua vida é, o desenvolvimento do que o filósofo chamado de “imperativo absoluto”, de certa forma mais duro e apelativo que o imperativo categórico kantiano que é longe do que pretende os religiosos, o cerne do individualismo contemporâneo, pois é você e não “nós” que muda.

Assim quem quiser mudar a si mesmo, conceito um tanto antiquado o “exercício”, pois está menos preocupado com a transformação dos produtos do que com a metamorfose de si mesmo, o famoso em-si de Kant e mais tarde de Hegel.

É assim que se o autor identifica além da prática religiosa, muitos praticaram exercícios diversos tipos de exercício como um tipo de “ascese”, e vai encontrá-los em várias cantos do mundo, tanto em muros dos conventos como na cama de um faquir, mas que pode também estar em esportes altamente especializados.

 

Sloterdijk define como “tensão vertical” o impulso humano de superar a si mesmo e, a partir de uma base relativamente confortável e galgar até o topo.   O que isto tem a ver como nossas “crises”, perguntará ainda o autor: Por que eu deveria mudar a mim mesmo? Quem, por acaso, tem o direito, a autoridade de falar assim comigo? É uma pergunta justa e ampla, até mesmo no mundo religioso.

 

Segundo Sloterdijk, é a própria crise que está falando, seja ela econômica, cultural, moral ou ecológica (eu acrescentaria a religiosa).