RSS
 

Arquivo para September 11th, 2015

Queda da credibilidade do país

11 Sep

O cinismo continua sendo a tônica da política (e pior da economia também)CredibilidadeEconomia brasileira, agora que o Brasil teve sua nota rebaixada numa das agências que advertem sobre investimentos, surge a turma do “eles não querem que nós ….” e outras tagarelices pouco sérias.

O fato que o país teve sua nota rebaixada significa por exemplo, que os fundos de pensão e aposentadoria, que são volumosos nos Estados Unidos e alguns países da Europa, proíbem investimentos em países que não possuem credibilidade de investimento, isto não só significa que não vão investir aqui, mas também que vão retirar dinheiro que já está aqui.

O governo americano está aumentando a taxa de juro este ano, então mais dólares vão fugir daqui, além do fato que nossas dívidas lá foram são em dólares então aumentaram, apesar de o país exportar mais e evitar evasão de divisas (os brasileiros vão viajar menos), o efeito colateral da desvalorização do real é a inflação, dinheiro mais caro é retração da produção e do emprego e estes afetam o custo dos produtos.

Esta espiral depressiva pode causar danos ainda maiores na política, que já tem o problemão da Lava-Jato e começando a emergir o do BNDES, que o governo tenta abafar, mas sem apoio da base aliada este problema, que é real, poderá aparecer.

É verdade que é a classe média que paga a conta neste momento, mais impostos e menos consumo, além de um crédito (cartão de crédito e cheque especial) nas alturas e subindo.

Mas os reflexos para o trabalhador simples não será pequeno, perda de emprego e custo de vida mais alto, além da insegurança social, saúde e educação que continuam graves.

Saímos do paraíso, agora a verdade apareceu, quem tem coragem para enfrentá-la?