RSS
 

Arquivo para setembro 30th, 2015

Brasil entre os piores do 4G

30 set

Um relatório de publicação trimestral OpenSignal 4Gcolocou o Brasil na 51ª. posição em 68 com cobertura 4G, o relatório State of LTE (“Estado de Evolução de Longo Prazo”) mostra o que temos repetido aqui, o serviço mais caro do mundo está entre os piores.

Também está no relatório que 140 países têm rede comercial menores que 4G, mas incluiu no relatório apenas operadoras que tiveram volume de dados suficiente.
Em comparação com outros países, por exemplo, os usuários de smartphones no Brasil conseguem apenas 50% do tempo terem acesso a rede, contra 97% da Coreia do sul, que lidera o ranking de cobertura global, embora certa rede diga isto no Brasil.

O relatório explica que a pesquisa: “Quando se analisa a cobertura, o mais importante é onde os usuários estão na prática passando seu tempo, especialmente para LTE. Por isso, em vez de mapear áreas geográficas específicas onde o sinal está disponível nossa métrica observa a proporção de tempo que um usuário acessa à rede”.

O país melhora um pouco no ranking quanto à velocidade de conexão, o Brasil tem um desempenho melhor, aparecendo em 23º lugar, mas o dado está ligado à abrangência , ou seja, só considera os 50% que usam a rede, a velocidade média tende a ser maior.

Os dados sobre abrangência colocam as operadoras, a Vivo e a Claro aparecem juntas em primeiro lugar, cobrindo 51% do território, seguidas por Nextel e TIM (50%), enquanto a Oi está na lanterna, com 42% de cobertura.

Quanto à velocidade de conexão, a Claro ocupa a liderança (20 Mbps), seguida por Vivo (18 Mbps), Oi (14 Mbps), TIM (10 Mbps) e Nextel (3 Mbps).