RSS
 

Arquivo para outubro 19th, 2015

Auxiliando a transparência na Web

19 out

Uma ferramenta de segunda geração, chamada Sunlight está sendo desenvolvidaSunLight para possibilitar maior transparência no uso de dados pessoais na Web.

Como a navegação na Web é cada dia mais fácil, e a cada dia o monitoramento corporativo de nossos e-mails e hábitos são mais e mais explorados, a ferramenta desenvolvida no departamento de Engenharia da Universidade de Columbia, EUA, serve para evitar e avisar como e quando os nossos dados estão sendo usados.

Segundo Roxana Geambasu, cientista da Columbia e do Instituto de Ciência dos Dados, “A Web é como o Velho Oeste”, onde “não há nenhuma supervisão de como nossos dados estão sendo recolhidos, trocados e usados”, e caindo em mãos erradas podem ser usados contra nós.

Segundo Daniel Hsu, outro pesquisador do grupo, a ferramenta é a primeira a analisar numerosas entradas e saídas em conjunto para formar hipóteses que são testadas em um conjunto de dados separado selecionados a partir dos originais.

No final, cada hipótese, e sua entrada e saída ligada, está classificado para a confiança estatística e segundo Hsu “Estamos tentando encontrar um equilíbrio entre confiança estatística e escala para que possamos começar a ver o que está acontecendo em toda a Web como um todo”.

Os pesquisadores montaram os textos a partir de 119 contas de Gmail, e por mais de um mês no ano passado, enviaram 300 mensagens com palavras sensíveis na linha de assunto e no  corpo de email, e encontraram, por exemplo, cruzando palavras “desempregados”, “judeu” e “deprimido” foram usadas parar acionar anúncios para “auto financiamento fácil”.

A ferramenta é claro, não resolve estes problemas, apenas denuncia a existência destes casos.