RSS
 

Arquivo para janeiro 22nd, 2016

Ser herói por um dia ou lutar sempre

22 jan

Não sei se foi David Bowie quem disse pela primeira vez na música Heroes a frase: PublicoPrivado“We can be Heroes, We can be Heroes, Just for one day”, não podemos ser heróis, somente por um dia, nós podemos ser heróis, mas é o que me vem a mente quando penso nisto.

 

Vem-me a mente também a frase de Bertold Brecht: “Há homens que lutam um dia e são bons, há outros que lutam um ano e são melhores, há os que lutam muitos anos e são muito bons. Mas há os que lutam toda a vida e estes são imprescindíveis” também é uma perspectiva, mas pensando em micropolítica ou microfísica do poder, isto é aquilo que Foucault definia em Microfísica do Poder como: “vigias de rua deviam fazer todos os dias um relatório preciso ao prefeito da cidade para informar tudo que tinham observado”.

 

 

Mas há algo parecido com tudo o que fazer câmeras e serviços policiais hoje e também o que fazem nas mídias sociais os políticos e propagandistas sem escrúpulos.

 

 

Há ainda o que é amplamente discutido como esfera pública e privada, desde filósofos (como Jürgen Habermas, Norberto Bobbio e John Dewey) a analistas midiáticos (Gueorgi Kossinets e  Duncan J. Watts e muitos outros), mas muito pouco se analisa é a vida comunitária, ou por sua ausência da compreensão do que seja ou por considerá-la idealista demais para os tempos atuais, mas as redes existem e estão aí.

 

A esfera privada era considerada na origem grega de nosso “estado moderno”, como o “oikos” a esfera da casa, da família e daquilo que é próprio (idion) ao homem.

 

Mas o que está em jogo na democracia moderna é a distância entre o poder econômico e a pessoa comum, mais do que isto a pessoa sem direitos, como diria Giorgio Agamben: o “Homo Sacer”.

 

Fico com o pensamento de Antonio Gramsci, famoso entre esquerdistas de plantão, mas um grande pensador: “Há dois tipos de políticos: os que lutam pela consolidação da distância entre governantes e governados e os que lutam pela superação desta distância”, eis o problema de dimensionamento entre a vida social e a política, porque hoje tudo está visível.