RSS
 

Arquivo para março 16th, 2016

Lendo o pensamento ?

16 mar

Um dispositivo do tamanho de um palito de fósforos que lê pensamento, Stentrodechamado de stentrode foi desenvolvido por pesquisadores da Universidade de Melbourne (Austrália) com um teste já feito em animais, para testar a capacidade de sinais neurais e convertê-los em sinais eletrônicos.

 

A ideia inicial é usar o dispositivo para mover um braço biônico por exemplo, e seria facilmente implantado e não sendo invasivo (seria implantado no pescoço de um paciência e posicionado num vaso sanguíneo), conforme afirmou o médico Terry O´Brien do Departamento de Medicina e Neurologia da Universidade e membro da equipe de pesquisa.

 

O´Brien afirmou que: “A grande inovação é que agora nós temos um dispositivo de interface cérebro-computador minimamente invasivo que possivelmente é prático para uso no longo prazo”, conforme notícia no site da universidade que anunciou o stentrode.

 

Os métodos atuais para acessar sinais cerebrais precisos requerem cirurgias complexas com abertura do crânio e se tornam menos eficiente após alguns meses, sendo o controle dos sinais de pouca confiabilidade.

 

stentrode é menos invasivo porque é anexado a uma veia do pescoço e portanto de maior facilidade de manutenção.

 

Será que no futuro poderemos ler pensamentos e nos comunicar por sinais cerebrais ?