RSS
 

Arquivo para abril 27th, 2017

As Razões da 1ª. Guerra Mundial

27 abr

Até aproximadamente o ano de 1914 a Europa exercia a supremaciaRazoesPrimeiraGuerra econômica, política capacidade de produção mundial provocou uma grande disputa entre as potências mundiais, na procura por novos mercados consumidores e de novas fontes de matérias primas, crescia fora deste mercado a potência americana e japonesa.

A hegemonia Europeia era mantida pelo colonialismo africano e asiático, lembre-se da submissão da India até Gandhi, além de zonas de influência em áreas da África, Ásia e América Latina.

O chamado Velho Mundo achava-se acomodado a um modelo que começa a desmoronar com a Revolução Russa em 1919 e a humilhação da França na derrota de 1870 da Alsácia-Lorena (teve que ceder às regiões ricas em carvão e minério de ferro), então a tensão Alemanha e França eram constantes.

Ao lado dos verdadeiros blocos o Pan-Germânico e o Pan-Eslavo que incluía os domínios do Império Austro-Húngaro liderado pela Rússia, dá para entender os interesses de hoje na Turquia e região da Síria; na periferia vai brotar o conflito que desencadeia a 1ª. guerra, os enfrentamentos entre Sérvia e Áustria na península balcânica, os servios apoiados pelos russos, tentam conter a expansão da Áustria, mas esta anexa e Bósnia-Herzegovina, impedindo que a Sérvia incorpore outras regiões eslavas.

Por isso o estopim foi a morte em junho de 1914, do príncipe herdeiro do Império Austro-Húngaro o Arqueduque Francisco Ferdinando, assassinato em Sarajevo, sim a região que recentemente explodiu em conflitos Sérvio-Bósnio.  

Acordo que defende a união de todos os povos de origem eslava da Europa oriental, incluindo os que estão sob o domínio do Império Austro-Húngaro, liderados pela Rússia que buscava uma saída para o para o Mediterrâneo.

Formam-se duas alianças: a Tríplice Entente: Inglaterra e França, que se opõe à expansão alemã, e depois recebem a adesão da Rússia, e a Tríplice Aliança: Alemanha, Austro-Hungria e Itália, mais tarde com os entra dos EUA que se disse agredidos pela Alemanha é forçado o Tratado de Versalhes que estabelece os novos domínios dos países (ver o mapa acima).

A Primeira Guerra Mundial plantou sementes para a Segunda Guerra, uma vez que o militarismo e o nacionalismo não desapareceram, ao contrário, surgiram novas formas de totalitarismo ainda mais arrebatadores das multidões, como o fascismo na Itália e o Nazi-fascismo da Alemanha.