RSS
 

Arquivo para julho 28th, 2017

Diferendos, diálogos e tesouro

28 jul

JesusEDoutores

Encontrar tesouros e insights em nossas vidas é algo raro, diríamos quase impossíveis, mas com olhos atentos e a mente totalmente limpa é possível que alguém o encontre, e conforme diz a passagem Bíblica, vende tudo o que tem para comprar um tesouro (Mateus 13,44), mas onde está o tesouro, estamos em disputas ou está disponível a todos.

Devemos lembrar de outras passagens ainda que Jesus vai de encontro aos fariseus, não se trata de uma disputa apenas, mas de encontrar seus “diferendos” aqueles que na verdade deveriam estar mais próximos, pois eram os religiosos da época, mas na verdade encontravam-se distantes.

Sim é possível estar apenas apegado a uma “disputa”, assim como torcedores de certames esportivos nos quais a polarização é necessária, mas não se trata aqui disto, mas sim um tesouro disponível a todos, e isto depende de entender de fato que tesouro está se falando, não apenas nosso bem mas o de todos, sem exceção.

Ir ao encontro daqueles que poderiam representar os “piores inimigos” é uma atitude proativa com os diferendos, além de sabedoria pois ali estão o principal polo de conflito, é também um caminho para esclarecimentos que podem levar ao encontro de descobertas e de verdadeiros tesouros, mas a “disputa” diríamos como rivais em esportes onde apenas um ganha é pura ignorância, pois não se trata da vitória de apenas um como é no esporte, mas do esclarecimento a partir da Palavra, ou da frase como queria Lyotard.

Explorando o que chama de viragem linguageira, uma expressão irônica com a viragem linguística, um das três grandes viragens de nosso tempo, as outras duas são a viragem ontológica e a revanche do sagrado, como chamam algum autores.

Quem encontra um tesouro, ao contrário da acumulação de riquezas comum em nosso tempo, deve pensar que a verdadeira riqueza está disponível a todos e não só “aos eleitos”, é para ser oferecida a todos.