RSS
 

Arquivo para setembro 6th, 2018

O véu e a verdade

06 set

O filósofo Byung-Chul Han dita a sentença: “ser belo é fundamentalmente estar velado” (Han, 2016, p. 40) para depois se apoiar em Walter Benjamin que vê também a “crítica da arte uma hermenêutica do encobrimento … não tem de levantar o véu, mas antes, o que tem a fazer é elevar-se à verdadeira intuição do belo, mas somente graças a um conhecimento muito exato do belo como véu, tem de elevar-se a uma intuição que não se revelará nunca a isto que chamamos de empatia … pura do ingênuo à intuição do belo como segredo” (Idem, p. 40).

Mas Chul Han vai além: “a beleza não se comunica nem à empatia imediata nem à observação ingênua. Ambos os procedimentos tentam levantar o véu ou olhar através dele …” (idem), é por isso que embora em toda época sempre houvesse o encobrimento, somente agora com a “empatia imediata”, diria precipitada já Benjamin a reivindica, é que o belo se torna mais obscuro e com a verdade acontece o mesmo.

Chul Han vai ao texto, e usando Santo Agostinho afirma que “Deus obscurecera propositadamente as Sagradas Escrituras com metáforas, como uma ´capa de figuras´, para as tornar objeto de desejo … maximiza o prazer através do texto e torna a leitura um ato amoroso” (p. 41).

Já a leitura, o texto e as verdades em nosso tempo a objetividade tenta através do sujeito cognoscente, uso no plural porque para a ontologia a verdade é mais que sujeito é Ser e, portanto, só pode ser desvelada na relação de seres, entretanto o sujeito do idealismo “transcende” para chegar ao conhecimento do objeto, do qual só tem “percepções”.

É um sensitivismo primário, parece verdade e desvelar, no entanto, é puro discurso, não há de fato o conhecimento do objeto como coisa, reivindicara já Husserl que era preciso voltar as “coisas mesmas”, isto é, não as reificar, mas desvelá-las.

A verdade da empatia imediata é pouco elaborada, não espera a reflexão, a contemplação, vive de uma impulsividade quase doentia, as vezes doentia mesmo, embora logo se frustre diante dos fatos, chega a negar os fatos e isto assusta.

Não se trata de cegueira coletiva, mas ausência de dialogia coletiva, falta de empatia mais profunda, de relações e laços menos formais e menos superficiais, aí falta verdade e beleza.

Han, B.C. A salvação do belo. Lisboa: Relógio d´Água, 2016.