RSS
 

Arquivo para April 19th, 2021

Abre-fecha e vacinação

19 Apr

A política de isolamento social e de contenção da pandemia segue uma oscilação que mostra a ausência de uma direção clara, as escolas abririam e não abriram, os feriados antecipados não mostraram eficácia, a evolução tanto da infecção como das mortes continua havendo uma pequena queda nestes últimos dias, espera-se que se mantenha, mas o número é muito alto.

A campanha de vacinação alcançará esta semana o patamar de 50 milhões de doses distribuídas, mais de 32 já foram aplicadas, como envio de 6,3 milhões de doses para todos estados e Distrito Federal, a remessa deve-se a chegada de 3,8 milhões de doses da Astrazenaca/Oxford do Instituto Oswaldo Cruz (Fiocruz) e 2,5 milhões da Coronavac do Instituto Butantan.

Em meio cenário a crise política se agrava, as responsabilidades do governo serão apuradas, e o Covidão dos estados também, no Pará foi descoberto um lote de 19 respiradores escondidos atrás de uma parede falsa, apesar de constar da aquisição do hospital, os equipamentos eram considerados extraviados, o Hospital Abelardo Santos, em Belém, fica no distrito de Itacoari, descoberto em 22 de março o governo reconheceu o fato somente no sábado (19/04).

O caso do governo federal é bem conhecido, a política negacionista e possíveis omissões.

No ano passado foram feitas várias apurações e até hoje poucos processos terminaram, alguns como o do Rio de Janeiro, Pará e Amazonas envolviam diretamente os governos.

Espera-se que isto não interrompa o processo de combate ao vírus, as campanhas de vacinação e que as medidas de isolamento sejam tomadas de modo sério, sem contornos políticos e populistas, a morte de milhares de pessoas por dia não poderá nunca ser vista como normal.

Junte-se a isto a necessidade de solidariedade com a população carente que além do desemprego e da carência, tem perdido também parte das redes solidárias que ajudam o socorro emergencial, muitas entidades que trabalham para arrecadar alimentos tem sentido a fuga dos “doadores”.